Veja quais são os aeroportos mais movimentados do mundo.

Passageiros, tripulações, funcionários, lojas e voos, muitos voos.

No quesito volume de passageiros, confira os dez aeroportos mais movimentados do mundo. Alguns são portas de entrada importantes nos continentes, outros são a sede de grandes companhias aéreas ou importantes hubs de conexão internacional:

10º) Aeroporto Dallas Fort-Worth Internacional, Estados Unidos:

Fundado em 1973, o aeroporto Dallas Fort-Worth International contou com cerca de 64 milhões de passageiros em 2015 – com uma queda de 0,9% em relação a 2014, de acordo com o Conselho Internacional de Aeroportos. O principal aeroporto de Dallas caiu do 9º para o 10º lugar em comparação com o ranking anterior. Muitos dos passageiros que por ali passam chegam de American Airlines, cia. aérea que tem sua base por lá.


9º) Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, Paris, França:

O aeroporto Charles de Gaulle levou dez anos para ser concluído, sendo inaugurado em 1974 e sempre recebeu muitos turistas. Cerca de 65 milhões de pessoas passaram pelo local, em 2015 – equivalente a um aumento de 3,1% em relação a 2014. É o aeroporto base da Air France e uma das principais portas de entrada de turistas na Europa.

8º) Aeroporto Internacional de Hong Kong:

Inaugurado em 1998, o Aeroporto Internacional de Hong Kong – o maior de tráfego de cargas do mundo – recebeu 68 milhões de passageiros em 2015, o equivalente a um aumento de 8,2% em relação a 2014. É o aeroporto base da Cathay Airways e realiza importante conexão entre a Ásia e o Ocidente.

7º) Aeroporto Internacional de Los Angeles, Estados Unidos:

Inaugurado em 1930, LAX (sigla do aeroporto de Los Angeles) contou com mais de 74,93 milhões de pessoas em 2015, um aumento equivalente a cerca de 6,1%. Ocupava o 7º lugar da lista no ano passado, e o 5º no ano anterior. O Aeroporto é uma das bases da Virgin America e recebe muitos voos vindos da Ásia e Oceania. Em 2016 o aeroporto das celebridades, como é conhecido, contará com terminal VIP exclusivo para artistas e endinheirados realizarem seus embarques e desembarques com total privacidade.

6º) Aeroporto Internacional Heathrow – Londres, Inglaterra:

Inaugurado em 1929 como um pequeno aeroclube o aeroporto de Heathrow recebeu nada mais do que  74,98 milhões em 2015 e se posicionou como o 6º aeroporto mais movimentado do mundo no ranking. Base da British Airways, é o aeroporto com maior número de passageiros internacionais na Europa.

5º) Aeroporto Internacional Haneda, Tóquio, Japão:

O aeroporto de Haneda foi concluído em 1962 , um dos maiores e mais movimentados aeroportos da Ásia, recebeu mais de 75 milhões de passageiros em 2015, um crescimento de 3,4% sobre os números de 2014. Além de ser o aeroporto da maior cidade do Japão, é o aeroporto que faz o maior número de conexões no país. As duas maiores companhias aéreas do Japão operam nele a JAL , Japan Airlines e a ANA, All Nippon Airlines.

4º) Aeroporto Internacional Chicago O’Hare, Estados Unidos:

Chicago O’Hare Internacional foi inaugurado em 1943 e subiu do 7º para o 4º lugar em relação a 2014, com um aumento de 9.8%. Depois de anos congestionado, o aeroporto está colhendo as consequências da expansão de capacidade de demanda. É um importante aeroporto que liga os Estados Unidos ao Canadá e que sedia uma das bases de operações da United Airlines.

3º) Aeroporto Internacional de Dubai, Emirados Árabes:

O Aeroporto Internacional de Dubai é o principal aeroporto do Oriente Médio e subiu no ranking da 6ª para a 3ª posição, em 2015. Esse aumento é devido aos 78 milhões de passageiros que passaram por lá, um crescimento equivalente a 10,7%. Além de terceiro mais movimentado do mundo, é o que mais conta com passageiros internacionais transitando. É o aeroporto sede da Fly Dubai e da Emirates, a companhia aérea que mais utiliza os aviões A380, o maior avião comercial do mundo.

2º) Aeroporto Internacional Pequim, China:

O aeroporto mais movimentado da China recebeu quasse 90 milhões de passageiros no ano passado, um crescimento de 4,4% em comparação ao ano anterior. Pequim recebeu mais que o dobro de passageiros que Guarulhos (39 milhões de passageiros), o mais movimentado do Brasil. O segundo maior aeroporto em movimento e em tamanho do mundo também é base da Air China, China Southern e Haianan Airlines.

1º) Aeroporto Internacional Hartsfield Jackson, Atlanta, Estados Unidos:

O Aeroporto Internacional Atlanta Hartsfield Jackson, em 2015, foi o mais movimentado do mundo. Cerca de 100 milhões de passageiros circularam por lá. Foi o primeiro aeroporto a ultrapassar a barreira dos 100 milhões de passageiros! Hartsfiel Jackson é a base da Delta Airlines, a maior companhia americana e está a cerca de duas horas de voo de mais da metade da população dos Estados Unidos.

Conheça as 20 cidades mais populosas do mundo.

Acompanhe também o Caderno de Viagem no Facebook! Curta a nossa página, clicando aqui!

Faça um comentário