A Cidade do México é uma grande e histórica metrópole, com importância significativa no cenário econômico-financeiro mundial e é a principal entrada de turistas estrangeiros no país.

Uma das cidades mais antigas da América Latina, uma das vinte cidades mais populosas do mundo, uma das capitais mais altas do planeta. Conheça um pouco mais da capital mexicana, veja as curiosidades da Cidade do México que o Caderno de Viagem selecionou:

– 8,8 milhões de habitantes, sendo a mais populosa do México e a vigésima mais populosa do mundo.

cidade-do-mexico-populosa-caderno-de-viagem

– A região da Grande Cidade do México engloba mais de 40 municípios e cerca de 20 milhões de habitantes, 20% da população do território mexicano.

cidade-do-mexico-grande-area-urbana-caderno-de-viagem

– É a oitava região urbana mais rica do mundo, com PIB de 390 bilhões de dólares.

cidades-mais-ricas-do-mundo-cidade-domexico-caderno-de-viagem

– Fundada em 1325 pelos Astecas com o nome de Tenochtitlan. É a capital mais antiga da América do Norte.

fundacao-cidade-do-mexico-pelos-aztecas-1325-caderno-de-viagem

– Após a conquista espanhola a cidade passou a ter domínio espanhol no ano de 1521.

conquista-cidade-do-mexico-hernan-corez-caderno-de-viagem– Está a uma altitude de 2235 metros em relação ao nível do mar.

cidade-do-méxico-altiruda-caderno-de-viagem– Possui o maior sistema de metrô da América Latina, com 12 linhas, 195 estações e 225 km de extensão.

metro-cidade-do-mexico-caderno-de-viagem– O aeroporto internacional Benito Juarez é o segundo mais movimentado da América Latina, ficando atrás somente de Guarulhos, São Paulo. 34 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto mexicano em 2014.

aeroporto-internacional-benito-juarez-cidade-do-mexico-caderno-de-viagem-É a segunda cidade com o maior nível de engarrafamento do mundo, ficando somente atrás de Istambul, Turquia.

engarrafamento-transito-cidade-do-mexico-caderno-de-viagem

– Na década de 90 foi considerada a cidade mais poluída do mundo. No ano de 1992 apenas 11 dias do ano obtiveram níveis aceitáveis da qualidade do ar. Em 2010 a cidade já contava com 185 dias com qualidade do ar aceitável. Essa mudança deve a politicas ambientais adotadas pelo governo, como redução de poluentes e adoção de rodízio de carros.

cidade-do-mexico-poluicao-caderno-de-viagem– A cidade do México afunda de 7 a 40 centímetros por ano, devido a área pantanosa em que se encontra. O monumento Anjo da Independência que, quando construído em 1910, estava no mesmo nível da rua, atualmente já está com 4 metros de desnível.

anjo-da-independencia-cidade-do-mexico-afundando-caderno-de-viagem– Possui o segundo santuário católico mais visitado do mundo, o Santuário da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

santuario-virgem-de-guadalupe-padroeira-mexico-caderno-de-viagem – A Catedral Metropolitana é a maior igreja colonial do ocidente e levou cerca de 300 anos para ser concluída, unindo os estilos barroco e neoclássico.

catedral-cidade-do-mexico-numeros-caderno-de-viagem– A praza Zócalo é a maior da America Latina e a segunda maior do mundo, ficando apenas atrás da Praça Vermelha em Moscou, na Rússia.

cidade-do-mexico-como-chegar-dicas-caderno-de-viagem– Foi sede dos jogos olímpicos de 1968 e das finais da copa do mundo de 1970 e 1986.

eventos-cidade-do-mexico-olimpiadas-copa-do-mundo-caderno-de-viagem– É a cidade com maior número de museus no mundo, são mais de 150!

museus-cidade-do-mexico-caderno-de-viagem

– A Cidade do México foi a primeira cidade da América do Norte a ter uma universidade. A UNAM, Universidade Nacional Autônoma do México foi fundada em 1551 com o nome de Real e Pontifícia Universidade do México.

universidade-do-mexico-cidade-do-mexico-caderno-de-viagem – A Cidade do México é sede da Televisa, fundada em 1973. Atualmente é a 5ª maior emissora de televisão do mundo e produz programas locais e as famosas novelas, que são exportadas para mais de 100 países.

televisa-cidade-do-mexico-curiosidades-caderno-de-viagem

Saiba mais sobre a capital mexicana!

Acompanhe também o Caderno de Viagem no Facebook! Curta a nossa página, clicando aqui!

Faça um comentário