Os sabores naturais das frutas da Tailândia!

Thai Food! A comida tailandesa é mundialmente conhecida e conceituada, com suas misturas de temperos e ingredientes. Pelo clima tropical propício e solo rico as frutas e vegetais na Tailândia são um show a parte, cores e sabores estão sempre nas ruas, restaurantes e bares das cidades.

frutas-tailândia-sabores-naturais-caderno-de-viagem

Durian: As Durians são as frutas mais características do sudeste asiático. O sabor é apreciado pelos Tailandeses e detestado por estrangeiros, por isso é conhecida pela frase “ame ou odeie essa fruta”. O seu aroma é tão forte e característico (fedor!) que existem sérias restrições e proibições ao seu consumo. Nos hotéis é comum placas de proibido consumir durian, sobre pena de multa, mas mesmo assim o Durian é conhecido como o Rei das Frutas. Quanto ao seu cheiro, ou odor, muitos descrevem como: chulé, ovos podres e vômito. Mas é aquela velha frase: gosto não se discute, tem gente que ama…tem gente que odeia!

durian-frutas-tailandia-caderno-de-viagemMangostins: uma fruta exótica e muito doce, ela é facilmente encontrada e sua textura derrete na boca. Conhecida como a Rainha das Frutas, sua casca de cor escura e sombria esconde um interior claro e delicioso. Não é a toa que é a fruta predileta da família real britânica! Seu preço na Tailândia é super acessível, chegando a 2 dólares um quilo. No Brasil uma única unidade pode custar mais de dez reais!

mangostin-frutas-tailandia-caderno-de-viagemRambutans: uma frutinha cabeluda com textura emborrachada esconde um sabor doce e delicioso em seu interior, que se assemelha a uma lichia. É facilmente encontrada nos cafés da manhã dos hotéis da Tailândia e nas barraquinhas das feiras das cidades.

rambutan-frutas-tailandia-caderno-de-viagem

Custard Apple ou Cherimoya: a cherimoya pertence à família das anonáceas, a mesma da pinha, da graviola e da atemóia. De casca verde, pode ser lisa ou ter pequenas protuberâncias. Os frutos pesam de 200 gramas a dois quilos. A polpa é branca e tem sabor adocicado. Nela se alojam de 20 a 40 sementes pretas.

custard-apple-frutas-tailandia-caderno-de-viagem

Dragon Fruit ou Pitaya Rosa: Uma fruta com gosto suave, macia e que muitos chaman de mistura de melão com kiwi. A pitaya, ou dragon fruit, é amplamente consumida na Tailândia e é muito comum servirem no café da manhã com gotas de laranja ou limão. Diferente da Pitaya Amarela, o seu sabor é bem leve e pouco doce.

Dragon-Fruit-frutas-tailandica-caderno-de-viagemLogans: Também semelhante a lichia Os frutos são redondos com uma casca fina mas dura, de cor castanho-claro. A sua polpa, que envolve um caroço grande e preto, é branca, macia e suculenta.

logan-frutas-tailandia-caderno-de-viagem Salaccas: com casca rígida e difícil de abrir, a salacca é uma frutinha comum na Tailândia. Possui de dois a três gomos em seu interior, de textura suave e sabor adocicado. Também é conhecida como Fruta Cobra (snake fruit) devido a semelhança da casca com a pele de uma cobra.

salaccas-frutas-tailandia-caderno-de-viagemChompoo ou roseapple: Em formato de sino, de pele avermelhada e brilhante e com textura semelhante a maças, o Chompoo é facilmente encontrado na Tailandia, porém seu sabor é bem fraquinho, menos doce que as maçãs!

rose-apple-frutas-da-tailandia-caderno-de-viagem

Outras frutas tropicais fazem parte da culinária e do dia a dia dos tailandeses: mangas, papayas, abacaxis (pequenos e doces), cocos e melancias!

Veja todos os posts do Caderno de Viagem sobre a Tailândia!

Acompanhe também o Caderno de Viagem no Facebook! Curta a nossa página, clicando aqui!

Faça um comentário