E quando a Policia Nacional Francesa te para no aeroporto!?

aeroporto-charles-de-gaulle-paris-policia-francesa-caderno-de-viagem

E aí, chegamos em Paris! O voo de Guarulhos a Paris pela Latam foi bom, passei pela imigração, passaporte já carimbado com a data de entrada, malas já restituídas e chega a hora de finalmente sair do portão de desembarque e ir para o seu hotel!

Mas antes, fui parado pela Polícia Nacional Francesa, o equivalente à nossa Polícia Federal.

parados-pela-policia-nacional-francesa-em-paris-caderno-de-viagem

Ao me direcionar para o portão de saída fui convidado por um policial a ter minha bagagem inspecionada, assim como uma pequena entrevista para averiguação de documentos.

As perguntas foram:

  • Está sozinho?
  • Quantos dias ficará na Europa?
  • Quanto de dinheiro possui? Trouxe cartões de crédito?
  • Quem pagou a sua passagem?
  • Qual a sua profissão?
  • Você está trazendo valores acima de 5 mil euros?
  • Você está assegurado nesta viagem?

Após a entrevista meu passaporte foi verificado novamente. O agente policial viu quase todas as páginas e carimbos que nele constavam e pediu para ver a passagem de retorno e a apólice de seguro, ou documento equivalente.

Tudo isso foi conversado em inglês e com muita cordialidade, depois fui conduzido a uma outra sala, onde outro policial federal estava aguardando, para inspeção da minha bagagem.perguntas-policia-nacional-francesa-aeroporto-paris-caderno-de-viagemUma pequena observação: ao passar pelo controle de imigração eu não tive nenhuma pergunta direcionada a mim, só a inspeção do passaporte que foi carimbado imediatamente.

carimbo-passaporte-parados-pela-policia-paris-caderno-de-viagem

As malas foram postas em uma mesa, e todos, todos os itens foram tirados da mala verificados! Todos os produtos de nécessaire foram conferidos, todas as roupas foram verificadas, principalmente as que tinham bolsos, assim como sapatos. Com a mala vazia o forro foi examinado e todos os compartimentos das malas foram abertos.

Durante a inspeção, eu permaneci em pé, assistindo tudo ao lado, e a toda hora eles me informavam o que estavam fazendo, eu obviamente só concordava.

inspecao-bagagens-policia-nacional-francesa-aeroporto-caderno-de-viagem

Tudo checado, eles ajudaram a colocar tudo de volta nas malas (uma mala de bordo com meus eletrônicos e uma muda de roupa e uma mala média, só com roupas, artigos de higiene e calçados).

Depois de toda a inspeção, que durou cerca de 20 minutos, recebi um pedido de desculpas pelo tempo perdido e fui informado que aquele era uma operação padrão, muito comum e que eles estavam checando a maioria dos passageiros que estavam viajando sozinhos. Quando eu olhei pra trás tinha uma fila de uns 10 passageiros, entre homens e mulheres, para passar pela mesma inspeção, muitos eram do mesmo voo da Latam que eu cheguei.

fila-inspecao-policia-francesa-caderno-de-viagem

Todo esse procedimento tem um motivo:

Essa inspeção é totalmente compreensível nos dias atuais, onde ataques terroristas e imigrações ilegais acontecem constantemente, além de ser uma ação policial contra o tráfico de drogas também.

terrorismo-franca-policia-nacional-francesa-aeroporto-caderno-de-viagemO que eu gostei foi da cordialidade e da explicação de cada passo da inspeção, sem nenhum abuso de autoridade ou constrangimento.

O que fazer caso você seja escolhido para uma entrevista e inspeção pela polícia!?

parados-pela-policia-nacional-francesas-em-paris-caderno-de-viagemCaso você seja parado em uma próxima viagem nosso conselho é: fale sempre a verdade, mantenha a calma, seja cordial e solicito.

Não faça piadas, nem brincadeiras que possam ser mal interpretadas, e tenha principalmente os seus documentos e papéis importantes em mãos ou no celular: passagem de retorno, reserva de hotel ou endereço e telefone caso alguém vá te hospedar e a apólice do seguro impressa.

Essa inspeção é possível em qualquer viagem internacional. Independente da pessoa, as polícias atuantes nos aeroportos tem o direito de parar e averiguar qualquer passageiro. Colabore e siga sua viagem!

Faça um comentário