Visitar Paris no Inverno

É verão aqui e inverno lá. Paris no inverno é um prato cheio para quem gosta de frio: as ruas estão mais vazias, os pontos turísticos não estão com filas enormes e é um bom clima para curtir a gastronomia local também.

E Paris, a cidade luz, sempre vai ter o seu charme, seja no inverno ou no verão. Passar o inverno em Paris exige os cuidados básicos de quem visita o hemisfério norte nessa época (leia aqui), mas também é preciso atentar para as seguintes características da cidade durante esta estação:

Temperaturas:

As temperaturas começam a cair já em novembro, podendo ter sensações térmicas negativas em alguns dias neste mês. O inverno só começa oficialmente em dezembro e vai até março. Janeiro é considerado o mês com as temperaturas mais baixas, mas a sensação de frio é maior em fevereiro.

Veja aqui os cuidados que temos que ter no inverno.

As médias de temperaturas máxima e mínima dos meses de novembro a março são:

  • Novembro: máxima de 10,8 °C e mínima de 5,8 °C.
  • Dezembro: máxima de 7,5 °C e mínima de 3,4 °C.
  • Janeiro: máxima de 7,2 °C e mínima de 2,7 °C.
  • Fevereiro: máxima de 8,3 °C e mínima de 2,8 °C.
  • Março: máxima de 12,2 °C e mínima de 5,8 °C.

Observação: estamos falando de médias durante o mês inteiro. Para conferir como foram as temperaturas diárias dos últimos meses em Paris, clique aqui e veja as médias diárias do calendário passado no Accuweather.

*fontes: accuweather.

Dias cinzentos e curtos

Minha visita no inverno: muitos dias nublados, como este!

Dias cinzas, com garoas ou névoas no período da manhã são comuns nessa época do ano. As vezes o sol dá as caras e é possível tirar aquela foto bonita da cidade e de seus monumentos com o céu azul. Se o sol sair, aproveite ao máximo, pois no inverno ele é um pouco tímido, mas ele sai!

O dia amanhece antes das 8h e por volta de 16h já começa a escurecer.

Chuvas

Chove bastante no inverno, principalmente em janeiro. É bom estar prevenido: guarda chuvas, botas e casaco impermeável são bem vindos em dias chuvosos.

Dica: não tire o guarda chuva da mochila, em Paris as chuvas podem vir a qualquer hora.

Vento

Nas margens do rio Sena venta bastante, isso pode atrapalhar o passeio de barco pelo rio. Encarar o vento no andar superior (aberto) vai ser uma tarefa difícil, quase impossível! Luvas, gorros e casacos são requisitados em dias de muito vento.

Você vai sentir mais o vento nas ruas pero do rio Sena e principalmente ans esquinas.

Vai Nevar?

A neve às vezes aparece em Paris, mas não dura muito tempo e é raro acumular em grande quantidade nas ruas. Mas como esse mundo anda louco ultimamente, não é possível ser preciso e certeiro de quanto rigoroso será o inverno e se irá nevar ou não!

Possibilidades de nevar: final de dezembro, janeiro e fevereiro. As chances maiores de nevar é no mês de fevereiro, na primeira quinzena.

Jardins e Parques sem muita cor e vida.

Paisagem seca: árvores, canteiros e gramados já não tem mais aquela beleza verde. As folhas já caíram no outono e o que resta agora são árvores sem folhagens e grama queimada nos parques e jardins da cidade, ou seja, é aquela paisagem linda invernal!

Vale a pena visitar Paris no Inverno?

Como mencionei anteriormente, o clima no mundo anda bem desregrado, tudo pode acontecer… ou não! Tem invernos mais rigorosos, outros mais amenos. Eu citei acima todas as características principais do inverno parisiense, mas se vale a pena visitar Paris no inverno quem vai responder é você!

Responda as seguintes perguntas e veja se vale ir pra Paris no inverno:

  • Você gosta de frio?
  • Você curte usar as roupas necessárias para encarar o frio?
  • Levar uma mala com roupas de frio, que fazem mais volume, é um problema?
  • Dias nublados e chuvosos estragarão as minhas férias?
  • Posso viajar para Paris em uma época mais quente?

Leia também: o que levar para encarar o frio nas férias.

 

 

Faça um comentário