Viajar com a CNH – Esse é um erro que muitos, mas muito cometem!
Como não há exigência do passaporte para viajar a países do Mercosul, muitas pessoas acham que podem viajar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como identidade oficial.
GRANDE ENGANO!
A CNH só é aceita em voos domésticos – com origem e destino dentro do Brasil.
Para viajar a destinos internacionais que não necessitam de passaporte o documento oficial tem que ser a Cédula de Identidade Civil, mais conhecido como RG, que são emitidos pelos institutos de identificação dos Estados.
E atenção, mesmo sem validade o RG tem que estar legível, em bom estado, com boas condições para identificação do titular – principalmente a foto.
A certidão/registro de nascimento não é aceita para voos internacionais.
Para menores também é obrigatória a apresentação do RG. O menor tem que apresentar o RG também.
Carteiras da OAB, CREA, CRA, Identidade Militar entre outras também não são aceitas!
Outros tipos de identificação oficial que são aceitas no Brasil também não servem para viajar para o exterior, tais como: carteira de identidade militar, carteira de associações profissionais como OAB, CREA e outros.
Muita gente não sabe dessa informação, acaba comprando passagem aérea para países do Mercosul e só na hora de fazer o check in no aeroporto descobre que não poderá embarcar. Além de perder o voo, perde também uma boa quantia com remarcação da passagem ou perda de parte ou total valor pago.
Não fique no prejuízo! Tire seu RG ou o seu passaporte caso vá viajar em breve para o Mercosul. O novo passaporte brasileiro, que passou a ser emitido em 2015, é válido por 10 anos!
Documentos certos conferidos + destino internacional = uma ótima viagem!
Saiba mais:dicas para evitar transtornos ao passar pelo raio-x nos aeroportos.
Acompanhe também o Caderno de Viagem no Facebook! Curta a nossa página, clicando aqui!