O turista cebola e o casaco de inverno ideal

Viajar para lugares de muito frio envolve preparação, principalmente na parte de separar roupas. O que levar? Vai lotar a mala? Vou passar frio? Levo tudo o que tenho? Deixo pra comprar lá? Qual tipo de casaco levar? Vou usar tudo junto? Virarei um turista cebola?

O que é um turista cebola?

O turista cebola é aquele que usa o artifício de várias camadas de casacos para fugir do frio. Ao invés de um único casaco, apropriado para baixas temperaturas, o turista cebola veste o que pode e o que não pode para enfrentar o frio, mas acaba se arrependendo depois.

Usar várias camadas de roupas para se aquecer: o turista cebola!

O que mais incomoda o turista cebola não é o frio, e sim o calor.  Ao entrar em um restaurante, loja ou outro ambiente com calefação, o turista cebola começa a se desesperar. Rapidamente todas as camadas são tiradas… até ficar de camiseta!

Já imaginou entrar em um restaurante e tirar todas as camadas de casacos por causa do aquecimento/calefação?

Aliviado, depois de tirar todas as camadas, ele tem outro problema: carregar as camadas consigo! Imagine carregar mais peso se você estiver com uma sacola de compras, uma bolsa ou mochila. Não é facil ser turista cebola!

Mas não é problema algum ser turista cebola. O importante é se proteger do frio e estar bem aquecido. Não quer ser um turista cebola? Invista em um bom casaco de inverno, vai facilitar a sua viagem: menos casacos pra levar, menos roupar pra usar.

Investir em um casaco de inverno

Não precisa ser um bom casaco, mas um casaco bom. Não precisa ser de marca. Não precisa ser fashion e não precisa ser caro. O que precisa é que atenda as necessidades básicas da estação. Leve em conta a praticidade de tirar somente um casaco e já estar pronto para entrar em um carro, restaurante, circular por um mercado ou por uma loja ou então pegar o metrô.

Quando for comprar um casaco de inverno para sua viagem considere as seguintes características no produto:

Cortar o vento.

Cidades como Nova York, Paris e Londres ventam muito, principalmente na beira dos rios. Uma função que um bom casaco de inverno tem é a de cortar o vento. Verifique se o tecido externo cumprirá esta função, analise a trama do tecido. Tramas muito abertas não vão cortar o vento.

casacos com tecido externo de nylon e outros tecidos sintéticos são ótimos corta vento.

Ser impermeável

Encarar a neve caindo é mais fácil que a chuva, mas quando a neve cai e bate no seu casaco ela começa a deixar o tecido úmido. Mesmo usando um guarda chuvas um casaco impermeável facilita as caminhadas na rua, te protege e evita um resfriado. Ninguém quer ficar molhado no frio.

Caso o seu casaco não tenha essa função ou você não encontre um casaco de inverno impermeável, não se preocupe: existem as capas de chuvas, que dobradas vão na bolsa ou mochilas e atendem perfeitamente.

Se seu casaco não for impermeável: capa de chuva é a solução!

Bolsos frontais

Bolsos frontais: ajudam a proteger a mãos e guardam pequenos objetos.

Além de guardar pequenos objetos os bolsos frontais ajudam a aquecer as mãos. Não é uma função essencial, você terá as luvas caso o casaco não possua esse bolso, mas ele facilita muito. O bolso frontal é conhecido como bolso canguru também.

Forro e enchimento

Seja de lã, acrylon ou pena de ganso, um bom casaco de frio deve ter o seu enchimento adequado para te aquecer em temperaturas negativas. Já o forro vai do gosto do freguês, de como ele se sentir mais confortável. O importante é estar aquecido. Preste atenção na etiqueta do produto e na recomendação do uso, para quais variações de temperatura ele atende.

casacos de inverno forrados e com enchimento: maior proteção.

Capuz

O capuz é um bom aliado em um casaco de inverno, pois ajuda a proteger a cabeça do frio e do vento, mas ele não é essencial também. Gorros, boinas e cachecol fazem perfeitamente a substituição de um capuz.

Bolsos internos e externos

Os bolsos internos e externos facilitam a vida de quem vai caminhar no frio. Guardar documentos, carteira, celular, chaves, protetor labial e o que mais você for carregar junto a você. 

Peso e volume do casaco

Atente também para o peso do casaco. Casacos muito pesados podem cansar durante caminhadas e passeios. Vista o casaco quando for experimentar, teste o seu peso antes. O volume também deve ser considerado, já que um casaco sempre ocupa um bom espaço na mala.

Outras questões sobre o casaco de inverno

Muita gente não tem um casaco apropriado para enfrentar o frio, afinal, moramos num país tropical. Quando surge a primeira oportunidade de viajar a um lugar de muito frio, bate o desespero: saio logo pra comprar um casaco aqui? Onde encontrar? Compro pela internet? Deixo para comprar quando chegar no destino? Peço emprestado a alguém?

Vamos lá:

  • Se na sua cidade tem lojas que oferecem este tipo de produto e o preço está bom, vá em frente! Lojas como Columbia, Timberland, Decathlon, The North Face, entre muitas outras, vendem casacos de inverno.
  • Comprar pela internet também é uma boa saída. Atente para o prazo de entrega, troca ou devolução do produto (caso ele não sirva) e para a reputação do vendedor se for comprar em plataformas/sites como o Mercado Livre ou o Enjoei.
  • Pedir emprestado é uma boa solução, principalmente se a viagem é curta. Se você tem acesso e intimidade para pedir para um familiar ou amigo, vá em frente! Depois é só devolver limpo e em perfeito estado, junto com uma lembrança da sua viagem que você vai trazer!
  • Comprar no destino pode ser uma ótima saída, já que os preços lá fora costumam ser melhores. Mas tenha em mente que você precisa chegar e não passar tanto frio, pois você precisará sair na rua para comprar o casaco. Pesquise antes os endereços das lojas e os preços.

Seja com várias camadas ou com um bom casaco, o importante é: aproveitar a viagem e não passar frio!

Veja também: os cuidados com a pele para encarar o frio nas férias.

Faça um comentário