As bebidas do México!

As bebidas típicas e tradicionais do México fazem parte da fama de sua gastronomia. Como um povo festeiro e amigável as bebidas são itens fundamentais e indispensáveis em uma celebração, seja em um bar de rua, em um café ou em uma festa, alguma bebida típica mexicana você vai saborear!

margarita-bebidas-mexicanas-mexico-caderno-de-viagem

Cervejas: Corona, Sol, Dos Equis, Negra Modelo e muitas outras marcas de cerveja fazem do México um dos maiores produtores e consumidores de cerveja do mundo.

 

cervejas-bebidas-mexico-caderno-de-viagem

Michelada: Suco de limão com cerveja e sal nas bordas do copo, uma pitada de pimenta e pingos de tabasco. É muito popular entre os mexicanos e já pode ser encontrada em muitos bares de outros países.

michelada-bebidas-mexicanas-mexico-caderno-de-viagem

Tequila: A bebida nacional mexicana é feita a base de agave azul fermentado. O agave azul é uma planta que se desenvolve muito bem em solo vulcânico vermelho abundante na região da cidade de Tequila. Com sabor ardente e forte é ingrediente básico para muitos drinks, como Margarita. A Tequila por lei tem que ser vendida em garrafa sem nenhum outro ingrediente dentro, na forma pura.

tequila-bebida-mexicana-mexico-caderno-de-viagem

Mezcal: O mezcal diferencia-se da tequila por ser uma bebida mais “rústica”, sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila. Uma curiosidade é o antigo costume de algumas marcas de introduzirem a larva de uma borboleta chamada de gusano dentro das garrafas de mezcal. Esta larva, que normalmente se desenvolve no meio das plantas do agave, mantém-se intacta se submetida a determinado teor alcoólico na bebida, abaixo deste teor ela se desintegra

mezcal-bebida-mexicana-mexico-caderno-de-viagem

Café: tradição mexicana! Nas principais cidades sempre é possível encontrar bons cafés para serem apreciados com os famosos churros mexicanos. Quem não se lembra da famosa frase de Dona Florinda para o Professor Girafales: ‘Não quer entrar para tomar uma xícara de café?” no seriado Chaves.

cafe-mexicano-mexico-bebidas-churros-caderno-de-viagem

Pulque: Chamada de a bebida sagrada dos astecas, o Pulque é feito de suco fermentado de agave e é uma bebida muito popular, sendo a mais tradicional do interior do México. O pulque ainda é feito artesanalmente no México mas, por não poder ser armazenado ou preservado facilmente, ainda pouco conhecido fora do México. Existem poucas marcas de Pulque industrializadas, conhecidas como Nectar de Agave Fermentado. Quando o Pulque é misturado com frutas como manga e abacaxi é conhecido como Curado.

pulque-drink-mexicano-mexico-bebidas-caderno-de-viagemAtole: originária da era pré colombiana o Atole é uma bebida quente feita com amido de milho e leva garapa, canela e um pouco de chocolate. O atole de chocolate é o mais popular e também chamado de champurrado.

champurrado-atole-bebidas-mexicanas-mexico-caderno-de-viagem

Licuados: são sucos de frutas batidos ou espremidos, misturados com leite ou iogurte. É muito comum encontrar licuados sendo vendidos em carrocinhas e barraquinhas pelas cidades mexicanas.

licuados-sucos-bebidas-mexicanas-mexico-caderno-de-viagem

Águas Frescas: muito comum nos restaurantes e barraquinhas, as águas frescas são sucos misturados com água, bem fracos. A Água de Jamaica é uma das mais populares, feita com infusão de flor de hibísco.

agua-fresca-bebidas-mexicanas-mexico-caderno-de-viagem

Veja também: Pastelería Ideal, a confeitaria mais famosa da Cidade do México.

Acompanhe também o Caderno de Viagem no Facebook! Curta a nossa página, clicando aqui!

Faça um comentário