Saiba o que evitar em Roma! Cuidados e dicas para aproveitar melhor a capital italiana.

Passagens compradas, hotel reservado e o seu próximo destino é Roma!

Chegou a hora de aproveitar a cidade e o Caderno de Viagem preparou uma lista de dicas sobre o que evitar em Roma:

– Taxis piratas: não pegue taxi sem identificação da Comune (símbolo da cidade) com o número do registro do taxi, na lateral da porta do passageiro. Os taxistas piratas estão por toda parte com certeza sua corrida será mais cara.

evitar-taxi-pirata-em-roma-dicas-caderno-de-viagem– O mês de agosto: mês de muito calor e férias, a cidade fica vazia, muitos comerciantes fecham seus estabelecimentos. Por ser um mês de baixa temporada os hotéis estão mais baratos, porém os pontos turísticos estão lotados!

agosto-mes-calor-em-roma-dicas-caderno-de-viagem– Esquecer de validar a passagem do trem! Comprou bilhete na maquina ou bilheteria, não se esqueça de validar antes de embarcar. Caso haja verificação durante o percurso e o seu bilhete não tenha sido validado, multa de 50 euros!

validar-bilhete-de-trem-dicas-o-que-evitar-roma– Não saia comprando vários bilhetes de uma viagem de metrô ou ônibus, compre os passes de 1 dia, 3 dias ou 7 dias, de acordo com a sua estadia e previsão de uso do transporte público.

usar-metro-roma-o-que-evitar-tickets-dicas-caderno-de-viagem– Evite usar cédulas altas e receber muito troco, principalmente de taxistas.

notas-altas-de-euro-o-que-evitar-em-roma-dicas-caderno-de-viagem– Restaurantes com menu turístico e preço baixo tendem a servir comida de qualidade inferior, geralmente massas e molhos semi prontos. Esqueça aquele garçom simpaticão na porta do restaurante oferecendo menus em todas os idiomas.

evitar-menus-turisticos-em-roma-dicas-caderno-de-viagem

– Confira sempre a conta, especialmente se for em restaurante turístico. Há sempre alguém tentando tirar vantagem.

conferir-a-conta-restaurante-roma-dicas-evitar-caderno-de-viagem– Verifique quanto custa para comer sentado! Nos cafés e restaurantes é comum a cobrança de uma taxa de serviço para quem quer comer sentado, especialmente do lado de fora, observando o movimento. E essa taxa é bem carinha!

cobranca-por-comer-sentado-observando-movimento-restaurantes-cafes-roma-dicas-caderno-de-viagem– Alugar carro para circular em Roma: trânsito ruim, poucas vagas na rua e estacionamentos caros.alugar-carro-roma-dicas-evitar-caderno-de-viagem

– Usar seu aparelho eletrônico de 110v! A voltagem em Roma é de 220v, fique ligado!

voltagem-tomadas220-volts-italia-roma-dicas-caderno-de-viagem– Atravessar ruas na faixa de pedestre requer cuidado, nem sempre os motoristas respeitam as sinalizações! Olhe sempre para os dois lados, pois os motoristas de ROma não são os melhores do mundo…atravessar-rua-roma-faixa-de-pedestres-cuidados-evitar-dicas-caderno-de-viagem– Não deixe para usar o Wi-Fi na rua! Em Roma conexão wireless não é muito farta, e você pode ficar na mão caso dependa de Wi-Fi.

usar-wi-fi-em-roma-dicas-evitar-caderno-de-viagem– Comprar muitas garrafas de água mineral! Economize com refil nas várias fontes de água potável que tem por toda cidade e pontos turísticos.

utilizar-fontes-de-agua-potavel-beber-dicas-evitar-caderno-de-viagem– Estranhos se aproximando e oferecendo algo: fuja! Geralmente é golpe para distrair o turista, enquanto um comparsa utiliza a mão leve e bate sua carteira ou bolsa.

roubo-batedor-de-carteira-pickpockets-roma-cuidados-evitar-dicas-caderno-de-viagem– Por ser uma cidade muito turística atenção redobrada com seus pertences, principalmente bolsas deixadas nas cadeiras em restaurantes, enquanto você saboreia uma deliciosa massa alguém pode estar de olho na sua bolsa e quando você perceber, já é tarde!

bolsa-pendurada-cadeira-batedor-de-carteira-pickpocket-caderno-de-viagem– Roma é uma cidade feita para caminhar, portanto utilize calçados confortáveis, nada de salto pelas estreitas calçadas, escadarias e ruas de pedra.

usar-calcados-confortaveis-para-caminahdas-em-roma-dicas-caderno-de-viagem– Deixar para visitar o Vaticano aos domingos: ele está fechado e somente último domingo do mês é aberto com entrada gratuita, fica extremamente lotado.

vaticano-lotado-aos-domingos-roma-evitar-dicas-caderno-de-viagem– Roupas curtas no Vaticano! Caso seja barrado pelo não cumprimento do dress code existem lojas de roupas acessíveis nas redondezas!

dress-code-vaticano-o-que-evitar-roma-dicas-caderno-de-viagem

– Evite a fila do Coliseu, como o ingresso dá acesso ao Foro Romano Palatino, e este geralmente é visitado após o Coliseu, comece pelo fim! Vá primeiro ao Foro Palatino e depois entre no Coliseu sem filas! Não é necessário nem Roma Pass e nem comprar ingressos online!

DSC05425

– Evite perder a paciência! Filas, calor e muitos turistas ao seu redor fazem parte de Roma, em certas temporadas!

nao-perder-a-paciencia-filas-roma-dicas-evitar-caderno-de-viagemAgora que você já sabe o que evitar em Roma, aproveite ao máximo e explore o que a capital da Itália tem de melhor!

Boa Viagem!

Veja como chegar do Aeroporto Fiumicino até o centro de Roma.

Acompanhe também o Caderno de Viagem no Facebook! Curta a nossa página, clicando aqui!

Faça um comentário